Logo - Colégio Luterano Concórdia
Slogan - Colégio Luterano Concórdia

Graduação

Compartilhe esta página

Informações Acadêmicas

Admissão

Para ingressar no Seminário, o candidato precisa: (1) estar filiado a uma congregação da Igreja Evangélica Luterana do Brasil e apresentar carta de recomendação da sua congregação e do Distrito a que ela pertence. Requer-se do candidato que seja filiado à congregação no mínimo 3 anos após sua recepção por profissão de fé; (2) Ter sido aprovado no ano anterior a sua vinda ao Seminário no programa de estudos pré-teológicos. Tais estudos, realizados a partir de material fornecido pelo Seminário, acontecerão na própria congregação de origem do candidato, sob a supervisão do pastor do candidato e a orientação da congregação de professores do Seminário. Para saber detalhes sobre este programa e fazer sua inscrição, o candidato deve entrar em contato com a secretaria do Seminário; (3) Ter sido aprovado no vestibular da ULBRA, no teste de avaliação psicológica, em provas sobre conteúdo do Curso Preparatório e na entrevista com professores do Seminário.

Exigências Acadêmicas

Para receber o diploma de Especialista em Teologia, o candidato precisa ter concluído o Curso de Bacharelado em Teologia na ULBRA bem como o programa e as disciplinas do currículo específico ministradas no Seminário.

Matrícula e cancelamento

A matrícula de cada semestre é feita na data prevista no Calendário Acadêmico. Matrícula fora do prazo poderá ser feita ao longo da primeira semana do semestre, em horário de expediente da secretaria, mediante pagamento de taxa especial. Pedidos de cancelamento de matrícula, em qualquer disciplina no semestre, somente serão aceitos até a data estabelecida no calendário acadêmico. Abandono de disciplinas sem cancelamento no prazo previsto implica reprovação com nota zero.

Custos

Em razão do convênio IELB-ULBRA, a ULBRA oferece bolsa de estudo aos estudantes da Igreja Evangélica Luterana do Brasil que buscam o Ministério Pastoral através do Seminário Concórdia e que não podem buscar auxílio financeiro junto aos mecanismos oferecidos pelo governo federal. Os alunos precisam pagar a taxa de vestibular, material escolar e transporte até à universidade. A manutenção do Seminário Concórdia é de responsabilidade da IELB e o aluno é solicitado a participar através de pagamento de anuidade escolar. A maior parte desta anuidade envolve custos de hospedagem e alimentação. Mesmo sendo responsável por sua manutenção, o aluno pode valer-se de auxílio da IELB através de pessoas, congregações, distritos, fundações. Pode também solicitar empréstimo do Fundo Rotativo de Apoio Financeiro a Estudantes (FRAFE), junto à Igreja Evangélica Luterana do Brasil.

Freqüência às aulas

O processo de ensino/aprendizagem prevê a presença de professores e alunos em sala de aula. O ato de matrícula firma um contrato entre aluno e professor, ficando cada parte comprometida com a presença e participação em aula e a realização de tarefas para que os objetivos de cada disciplina sejam alcançados. Por cortesia, ausência nas aulas deve ser comunicada de parte a parte. Não há abono de faltas.

Sistema de Avaliação

A avaliação do rendimento escolar é expressa numericamente numa escala de zero (0) a dez (10). Obtém os créditos da disciplina o aluno que alcançar grau final não inferior a sete (7,0). A aprendizagem do aluno será avaliada ao longo do semestre letivo, sendo expressa em dois graus, a saber: Grau Um (G1) relativo às competências construídas no primeiro bimestre letivo; Grau Dois (G2) relativo à totalidade das competências construídas no transcorrer de todo o semestre. O grau final do semestre em cada disciplina resulta da média ponderada entre o G1, com peso um, e G2, com peso dois. Considera-se aprovado o aluno que alcançar, na média ponderada entre os dois graus, G1 e G2, nota igual ou superior a sete (7,0) e obtiver ao menos 85% de presença. O aluno que obtém aproveitamento inferior a sete (7,0) na média ponderada entre os dois graus tem direito a realizar prova cumulativa de recuperação, para substituir grau. Para fins de aprovação na média final, o novo grau terá o mesmo peso do grau substituído. O aluno impedido de comparecer a uma das avaliações tem direito a recuperação cumulativa, cujo resultado suprirá o grau deixado em aberto, com o peso que lhe corresponde no cálculo da média ponderada do semestre. É considerado reprovado na disciplina o aluno que, ao concluir o semestre letivo, não obteve, na média dos graus, inclusive aquele obtido na prova de recuperação para substituir ou suprir um dos obtidos no semestre, nota igual ou superior a sete (7,0). Considerando-se que o objetivo do aluno deve ser a excelência no ministério pastoral, é natural que ele demonstre competência acadêmica obtendo, em cada semestre, uma média geral de sete e cinco (7,5) no primeiro ano e média geral oito (8,0) nos semestres subseqüentes. Não atingindo tal média geral, o aluno deverá, na matrícula seguinte, reduzir sua carga horária semestral.

Conselho de Classe

Um dos objetivos prioritários do Seminário é favorecer e estimular o aluno na sua busca pela excelência no ministério pastoral. Em razão disso, a congregação de professores destina grande interesse no progresso do aluno no que respeita ao seu desempenho acadêmico, suas atitudes e habilidades. Semestralmente, o Conselho de Classe se reúne para avaliar cada aluno individualmente nesses aspectos. Basicamente, esta avaliação visa estimular o aluno a que cresça nessas áreas sugerindo-se, se necessário, alternativas de redirecionamento.

Leitura Programada

A Leitura Programada tem como objetivos: a) familiarizar o aluno com obras fundamentais para a sua formação; b) estimulá-lo a ler além do que lhe é exigido nas diferentes disciplinas; c) habituar o futuro pastor a desenvolver uma programação contínua de leitura; d) ajudar o aluno a se preparar para o Colóquio Teológico-Pastoral (CTP). A congregação de professores estabelece anualmente uma listagem de livros, comum a todos os alunos a partir do 60 semestre, cuja leitura será avaliada em datas diferentes, constantes no Calendário Acadêmico. Até o final do curso de Especialização, o aluno deverá ter prestado contas de 6 dessas obras. (Durante o estágio outras obras serão exigidas). A nota mínima de aprovação é sete (7,0). Caso reprovado em uma das avaliações, o aluno deverá prestar exame sobre a leitura de outra obra prevista nos programas, para que atinja o número mínimo exigido.

Exame de Proficiência em Inglês

No início do primeiro semestre os alunos do primeiro Teológico farão um exame de proficiência na língua inglesa. Os alunos reprovados deverão cursar dois semestres de inglês instrumental. A aprovação nesses semestres é pré-requisito para a matrícula do aluno na disciplina de Inglês Teológico no Seminário.

Pré-estágio

O programa de Pré-estágio visa colocar o futuro pastor em contato direto com os diferentes aspectos da vida congregacional. O programa está estruturado sobre tarefas atinentes ao ministério pastoral a serem cumpridas em cada semestre. O Seminário Concórdia também exige um programa paroquial intensivo de férias entre o 3º e 4º ano de teologia, com duração mínima de um mês, a ser cumprido nas férias de verão. O aluno poderá cumprir este programa em sua congregação/paróquia de origem, sob a supervisão do pastor local. Para maior detalhamento, confira o ementário.

Orientação nas Atividades Práticas

Até concluir a disciplina de Litúrgica, o aluno não poderá usar vestes talares e oficiar a liturgia. Até concluir a disciplina de Homilética II, o aluno não poderá pregar em público. O Calendário Acadêmico prevê o momento para a autorização do ministério público de liturgos e pregadores. Enquanto matriculado no Seminário Concórdia, o aluno deverá buscar orientação (submeter o manuscrito) junto a um dos professores de Teologia sempre que for pregar nas devoções na capela do campus e em cultos nas congregações, proferir palestras, participar de bênção matrimonial. Em casos de pregação, a antecedência deverá ser de no mínimo três dias.

Estágio

O Estágio corresponde a 12 meses de atividades numa congregação/paróquia ou missão da Igreja, sob a supervisão direta de um pastor orientador. Pré-requisito para o estágio é a conclusão do Curso de Bacharelado na ULBRA e das disciplinas dos primeiros oito semestres no Seminário. Durante o estágio o aluno continua matriculado no Seminário devendo, tanto o estagiário como o pastor supervisor, enviar relatórios à Congregação de Professores através do Coordenador do Estágio. Para maior detalhamento, confira o ementário.

Intercâmbio de Alunos

O Seminário mantém convênio para intercâmbio de alunos com o Concordia Seminary (Saint Louis, USA), o Concordia Theological Seminary (Fort Wayne, USA), o Seminário Concórdia (Buenos Aires, Argentina), o Lutherische Theologische Hochschule (Oberursel, Alemanha) e o Westfield House of Theological Studies, (Cambridge, Inglaterra). O convênio é facultado a alunos que concluíram o bacharelado na ULBRA (para o caso de Buenos Aires) e o estágio ministerial (para o caso de St. Louis, Fort Wayne, Oberursel e Cambridge). A inscrição para candidatar-se ao programa de intercâmbio encerra-se no dia 30 de setembro do ano anterior ao período de intercâmbio desejado. Os candidatos a St. Louis, Cambridge e Oberursel devem submeter-se a um exame de língua (inglês ou alemão, respectivamente) administrado pela congregação de professores. Pré-requisito para se candidatar é a média geral 9,0 (nove) no último semestre de estudos tanto na ULBRA como no Seminário. Formulário preenchido pelo aluno interessado oficializa sua intenção. Mais detalhes para desfrutar essa oportunidade podem ser buscados junto ao diretor ou deão acadêmico.

Formatura e Recomendação ao Ministério

Receberá o grau de Especialista em Teologia o candidato que tiver concluído as exigências do Bacharelado e do currículo específico no Seminário e obtiver recomendação para o exercício do santo ministério. Normalmente a solenidade de formatura ocorre no mês de dezembro. Sendo a direção do Seminário responsável por esse ato solene, qualquer iniciativa da turma de formandos deverá ser homologada por ela antes de ser executada.



Seminário Concórdia

Avenida Getúlio Vargas, 4388, B. São João Batista
São Leopoldo, Rio Grande do Sul - 93022-422
Telefone/Fax: (51) 3037-8000
Site: www.seminarioconcordia.com.br
E-Mail: secretaria@seminarioconcordia.com.br
Como chegar no Seminário Concórdia.



Mídia Social

Youtube Youtube



Mantenedora

Twitter