Logo - Colégio Luterano Concórdia
Slogan - Colégio Luterano Concórdia

Seminário

Compartilhe esta página

Histórico do Seminário

A história do Seminário Concórdia está diretamente ligada à história da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB). Em 1903, antes da fundação oficial da IELB (24.06.1904), já funcionava o Seminário Concórdia.

O Seminário foi planejado numa conferência pastoral realizada em abril de 1903, na localidade de Bom Jesus, município de São Lourenço do Sul, RS. As aulas tiveram seu início no dia 27 de outubro de 1903, lembrado hoje como "Dia do Seminário". Tudo que havia era a igreja local, a casa pastoral e um rústico galpão. Os alunos eram, no princípio, três, depois cinco. O diretor e único professor era o Rev. John Hartmeister, pastor missionário do Sínodo de Missouri, EUA.

Depois de um ano e cinco meses de funcionamento, a escola fechou as portas, pois o Rev. Hartmeister regressou aos Estados Unidos. Em 1905, por ocasião da segunda Convenção da Igreja, em Jaguari, RS, decidiu-se reabrir a escola, em Porto Alegre. A decisão de Jaguari veio a ser realidade no dia 1º de maio de 1907. Dez alunos se apresentaram para as aulas. Dois eram os professores: o Rev. Wilhelm Mahler e o professor E. Wegehaupt. A escola funcionava em duas casas alugadas. Em 1908 a escola recebeu o nome de Seminário Concórdia.

Em 1912, foi transferido para um prédio novo, de propriedade da Igreja, construído em terreno onde hoje se encontra o Colégio Concórdia de Porto Alegre. Os primeiros pastores se formaram em 1915. Em 1921, o Seminário Concórdia mudou-se para o hoje bairro Mont' Serrat, em Porto Alegre, onde ficou até ser transferido, em 1984, para São Leopoldo.

Em 30 de dezembro de 1994, com a assinatura do Convênio de Mútua Cooperação (IELB-ULBRA) - Aditivo Terceiro: Educação Teológica, o Seminário Concórdia entrou em nova fase de sua existência. Os professores passaram a atuar no Seminário Concórdia e no curso de Licenciatura em Educação Cristã da ULBRA, e os alunos cursaram ao mesmo tempo a Licenciatura da ULBRA e o Bacharelado do Seminário Concórdia. Com a adequação havida neste convênio em novembro de 2000, alterou-se a nomenclatura para Bacharelado na ULBRA e Especialização em Teologia e Habilitação para o Ministério Pastoral no Seminário Concórdia. Em outubro de 2002, o Conselho Diretor da IELB decidiu unificar a Escola Superior de Teologia de São Paulo com o Seminário Concórdia em São Leopoldo, RS.

O Seminário Concórdia é um dos membros fundadores da ASTE (Associação de Seminários Teológicos Evangélicos). Desde 1971 a ASTE reconhece o curso graduação do Seminário e, a partir de 1990, o seu curso de Mestrado.

Como escola oficial da IELB, o Seminário Concórdia já formou mais de 850 pastores que têm atuado em cerca de 1900 congregações e pontos de missão no Brasil e no exterior (Chile, Paraguai, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Alemanha, Venezuela, Bélgica, Canadá, Portugal, Guatemala, África do Sul, Inglaterra, Panamá e República Dominicana).

Objetivo do Seminário

O Seminário Concórdia é uma Faculdade de Teologia da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) com o objetivo de formar homens de Deus para o exercício do ministério público da Palavra de Deus. A conclusão do curso de Especialização em teologia não implica recomendação automática ao ministério da Igreja Luterana. Os formandos recomendados para o exercício do ministério pastoral recebem um Diploma que os declara habilitados a receber um chamado para servir como pastores, missionários ou capelães na Igreja.

Perfil do Candidato ao Ministério

A Faculdade de Teologia espera do candidato ao ministério que:

  • revele os dons que o Espírito Santo lhe concedeu, manejando bem a Palavra da Verdade e buscando crescer na fé e no conhecimento, para a divulgação do Evangelho de Cristo;
  • aceite as Sagradas Escrituras do Antigo e Novo Testamentos como a Palavra de Deus e a única norma de fé e de vida, e que igualmente subscreva os livros simbólicos da Igreja Luterana reunidos no Livro de Concórdia de 1580 como afirmação e exposição correta da Palavra de Deus;
  • manifeste apreço pela teologia bíblica, interpretando a Bíblia a partir das línguas originais e conforme sadios princípios hermenêuticos;
  • compreenda e valorize a doutrina escriturística e demonstre habilidade em expor essa doutrina de maneira clara;
  • entenda o governo de Deus na história da igreja e saiba transmitir esta verdade aos fiéis;
  • encare o ofício pastoral como o ministério que proclama a Palavra de Deus ao homem pecador, através da pregação, do culto, do ensino, do aconselhamento pastoral e de outros meios condignos;
  • esteja pronto a aceitar um chamado pastoral, que eventualmente lhe será encaminhado pela congregação de professores e IELB.


Seminário Concórdia

Avenida Getúlio Vargas, 4388, B. São João Batista
São Leopoldo, Rio Grande do Sul - 93022-422
Telefone/Fax: (51) 3037-8000
Site: www.seminarioconcordia.com.br
E-Mail: secretaria@seminarioconcordia.com.br
Como chegar no Seminário Concórdia.



Mídia Social

Youtube Youtube



Mantenedora

Twitter