Logo - Colégio Luterano Concórdia
Slogan - Colégio Luterano Concórdia

Pós-Graduação

Compartilhe esta página

Informações

O curso de mestrado livre da Escola de Pós-graduação do Seminário Concórdia visa propiciar a bacharéis e especialistas em teologia o estudo teológico em nível de pós-graduação que permita o domínio de uma área da teologia, em termos de método de trabalho e conteúdo, para que o indivíduo tenha um melhor desempenho na reflexão teológica, no ministério pastoral e no exercício de uma atividade docente. Outro objetivo é capacitar o futuro mestre a se movimentar com desembaraço no contexto da pesquisa teológica, sabendo relacionar, avaliar e desfrutar os resultados dessa pesquisa.

Admissão

O curso de mestrado se destina a bacharéis e especialistas em teologia que tenham concluído seu programa com elevado grau de aproveitamento [toma-se como referencial a média 8]; que dominem suficientemente a língua inglesa ou a alemã, a ponto de poder ler e traduzir sem auxílio de dicionário; que tenham conhecimento de uma língua bíblica: hebraico ou grego; que tenham conhecimento de latim em caso de candidatos ao mestrado em Sistemática; que tenham 3 anos de ministério pastoral em caso de candidatos ao mestrado em Teologia Prática. O candidato será submetido a um exame escrito na língua bíblica e na língua inglesa ou alemã onde deverá obter a nota mínima de 7 para a aprovação. Eventualmente a escola pode oferecer cursos de atualização em línguas, sem contar créditos para o mestrado.

Estrutura do Curso de Mestrado

Para obter o grau de Mestre em Teologia (M.S.T.), o candidato precisa somar 36 créditos. Serão considerados válidos créditos obtidos num tempo máximo de 10 anos anteriores à conclusão do programa. Os créditos são obtidos através de 11 disciplinas [33 créditos] e uma dissertação [3 créditos].

Dos 36 créditos requeridos, um total de seis créditos poderá ser obtido por meio do aproveitamento de disciplinas cursadas em programas de Aperfeiçoamento Pastoral oferecidos pelo Seminário Concórdia; ou por transferência de outros programas de pós-graduação aprovados pela Escola de Pós-graduação do Seminário Concórdia. Quatro disciplinas cursadas no Programa de Aperfeiçoamento Pastoral do Seminário Concórdia poderão ser creditadas como equivalentes a duas disciplinas de Mestrado desde que tenham sido ministrados por professor com titulação de mestre ou doutor e sejam complementadas com tarefas adicionais a serem administradas pela Escola de Pós-graduação. Além disso, três créditos adicionais poderão ser obtidos por meio de um projeto de pesquisa independente desde que previamente aprovado pela Escola de Pós-graduação.

Dissertação

O processo de dissertação inicia com a elaboração de um projeto em que o candidato deverá incluir os seguintes itens: a) título provisório; b) delimitação do assunto a ser pesquisado; c) análise dos conceitos e da literatura pertinentes ao assunto da dissertação; d) indicação do método de trabalho a ser adotado; e) justificação da relevância da pesquisa para o mundo acadêmico e para a igreja; f) fixação de uma data aproximada para o término da dissertação; g) lista bibliográfica inicial.

A dissertação será escrita na área de concentração escolhida pelo candidato, obedecendo a critérios científicos de redação e documentação, conforme a última edição de Normas Técnicas para o Trabalho Científico: Elaboração e Formatação, de Pedro Augusto Furasté. O Conselho Acadêmico indica o professor orientador e um professor leitor da dissertação. Outro professor leitor será escolhido pelo candidato.

Para ser aprovada, a dissertação precisa revelar: a)pesquisa acadêmica independente; b) análise profunda da temática; c) capacidade crítica por parte do mestrando; d) argumentação clara; e) congruência com a sã doutrina, conforme as Confissões Luteranas.

A dissertação será entregue em 3 vias, 6 semanas antes da data prevista para a colação de grau. O candidato fará uma apresentação pública de sua dissertação numa data não posterior a duas semanas antes da colação de grau.

A colação de grau dar-se-á na solenidade de formatura subsequente ao término do programa pelo candidato.

Exames Finais Abrangentes

Durante o programa, e em datas específicas e até cinco semanas antes da colação de grau, o mestrando prestará exames finais abrangentes por escrito, divididos em duas áreas: área de concentração e área complementar. O exame na área de concentração será de 3 horas; na área complementar terá a duração máxima de duas horas. Caso reprovado em algum exame, o candidato poderá repeti-lo uma vez.

Recursos Humanos

A Escola de Pós-graduação do Seminário Concórdia conta com todos os pastores da Igreja Evangélica Luterana do Brasil ou igreja irmã que tenham grau de Mestre ou Doutor em Teologia. As disciplinas e professores são escolhidos anualmente pelo Conselho Acadêmico.



Seminário Concórdia

Avenida Getúlio Vargas, 4388, B. São João Batista
São Leopoldo, Rio Grande do Sul - 93022-422
Telefone/Fax: (51) 3037-8000
Site: www.seminarioconcordia.com.br
E-Mail: secretaria@seminarioconcordia.com.br
Como chegar no Seminário Concórdia.



Mídia Social

Youtube Youtube



Mantenedora

Twitter