CursosGRADUAÇÃO

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DA ESPECIALIZAÇÃO EM TEOLOGIA: MINISTÉRIO PASTORAL

Disciplinas do Núcleo Comum:

Grego II

Complementação do quadro da morfologia e sintaxe do grego coinê, com vistas à leitura, análise e tradução do Novo Testamento.

Grego III

Leitura de porções selecionadas do Novo Testamento, para solidificar a compreensão da gramática e aumentar o domínio do vocabulário.

Hebraico II

Estudo da gramática avançada do hebraico com atenção especial ao verbo fraco e às formas mais complexas da sintaxe com vistas à leitura do texto original do Antigo Testamento.

Hebraico III

Leitura e análise detalhada de partes/perícopes do Antigo Testamento com vistas a uma aplicação mais específica da gramática na tradução do texto vaterotestamentário.

Pré-Estágio

Tecnicamente, o aluno fará 5 semestres de Pré-estágio todos eles em caráter interdisciplinar com outros cursos da ULBRA, a saber, no 3º e 4º semestres: Capelania Hospitalar, tendo como atividade acompanhar com cuidados espirituais pessoas hospitalizadas; 5º e 6º semestres: (1) Teologia Criança, tendo como atividade acompanhar famílias encaminhadas pelo serviço público nas quais haja violência contra a criança; (2) Humanizando o Luto, tendo como atividade acompanhar famílias carentes encaminhadas pelos serviço público em seu processo de morte e luto; (3) Reautorando Vidas, tendo como atividade o acompanhamento de pessoas vitimadas em famílias fragmentadas encaminhadas pelo serviço público; 7º semestre: (1) Teologia Solidária, tendo como atividade acompanhar uma família de grandes carências solidarizando-se com ela podendo encaminhá-la aos serviços da ULBRA; (2) Prática Ministerial, tendo como atividade atuar sob supervisão do pastor na comunidade em atividades por ele designadas; (3) Monitoria, tendo como atividade introduzir um colega do Primeiro ano na comunidade acadêmica, vida comunitária no seminário e no projeto de vida ministerial.

Inglês Teológico

Estudo e tradução de textos em inglês com vistas à ampliação do domínio da terminologia teológica bem como ao aprimoramento da compreensão de conteúdos bíblicos e teológicos expressos nesse idioma.

Música I

Introdução geral à música. Apreciação de músicas populares e eruditas com estudo de estilos e formatos de música. Musicalização com introdução à prática de leitura de partituras utilizando a flauta doce.

Música II

Musicalização com prática de leitura de partituras utilizando a flauta doce, canto e solfejo de hinos do Hinário Luterano.

Música III

Prática de teclado ou órgão litúrgico. Introdução à teoria elementar da música e percepção musical.

Regência Coral

Prática de teclado ou órgão litúrgico a fim de poder executar as diversas vozes a serem ensaiadas num coro. Teoria e percepção musical visando uma leitura correta da partitura coral. Técnicas de ensaio de coro.

Litúrgica

A liturgia luterana por parte. Estudo de rubricas e ensaio das ordens litúrgicas principais e menores, para que se possa oficiar de forma digna e reverente. Laboratório litúrgico. Aptidão para oficiar a liturgia.

Exegese do Antigo Testamento II

Uma investigação e descrição da estrutura, composição, conteúdo, situação histórica e mensagem de um livro profético do Antigo Testamento. A interpretação de perícopes-chave será com base no texto hebraico.

Exegese do Novo Testamento II

Tradução e interpretação de textos selecionados de uma (ou mais) das epístolas do Novo Testamento. O estudo é feito à base do texto original.

Confissões Luteranas II

Estudo da Fórmula de Concórdia, atentando para o contexto histórico em que surgiu, suas formulações, sua importância e atualidade.

Denominações Religiosas no Brasil

O ensino das principais denominações cristãs e seitas religiosas presentes no Brasil de hoje.

História do Luteranismo

Estudo de aspectos selecionados do desenvolvimento histórico e teológico do luteranismo desde o período da ortodoxia até os dias atuais, com ênfase na história da Lutheran Church-Missouri Synod (LC-MS) e da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB).

Homilética I

A igreja cristã e o ofício da pregação. O sermão no contexto da Escritura e da igreja. A utilidade e propósitos do sermão. Importância dos elementos da estrutura do sermão: introdução, tema, partes, aplicação. As fontes para a mensagem do sermão. Redação e análise do primeiro sermão.

Homilética II

Estilo e linguagem do sermão. A comunicação oral e corporal do pastor no púlpito. As categorias de sermões. Textos especiais, mensagens especiais e públicos especiais. As perícopes do ano da igreja e a unidade do ofício religioso.

Homilética III

A pregação da lei e evangelho, de justificação e santificação no sermão. Análise de anunciação e avaliação de sermões.

Teologia Pastoral

O pastor como pessoa e ministro de Cristo. Estudo de aspectos e áreas do trabalho pastoral na congregação, à luz dos princípios teológicos que orientam o pastor no desempenho de suas atividades.

Aconselhamento Pastoral

Princípios de Psicologia aplicados à prática pastoral. Teoria e técnicas de aconselhamento. A pessoa do conselheiro. Aconselhamento e os meios da graça. Aconselhamento com pessoas ansiosas, deprimidas, iradas, solteiras, drogadas, alcoólicas, doentes, enlutadas, traumatizadas. Aconselhamento a pessoas com sentimento de inferioridade, com sentimento de culpa e com problemas espirituais. Aconselhamento para a escolha de um cônjuge, aconselhamento pré-matrimonial.

Preparação para o Estágio

Aplicação da litúrgica e homilética no exercício paroquial facultando ao aluno a aquisição in loco de desenvoltura tendo em vista o seu estágio. O estudante acompanhará seu orientador nas visitas a enfermos, membros relapsos, prospectos missionários e demais visitas pastorais. Eventualmente assumirá, na medida do possível, o trabalho pastoral numa congregação filial ou ponto de missão, sob a supervisão do pastor orientador.

Planejamento e Administração Eclesiástica da IELB

Introdução à administração eclesiástica. Análise da natureza e função ou missão da congregação cristã dentro de uma perspectiva bíblica. Ênfase a estilos de liderança, modelos de organização e planejamento, relação entre estrutura e objetivos e aspectos jurídicos e sociais.

Teologia e Prática da Ação Social

Estuda a Ação Social ou Diaconia a partir de pressupostos bíblico-teológicos, históricos e práticos. Procura incentivar a prática de amor e serviço às pessoas visando à sua cura e ao bem-estar integral, especialmente às mais necessitadas. Visa compreender o que significa o serviço ou diaconia numa perspectiva de Lei e Evangelho e demonstrar que é essencial à vida cristã. Haverá experiência de campo com observação, apoio e implementação de projetos de ação social.

Administração Institucional da IELB

Estudo dos diversos aspectos institucionais da IELB, a saber: funcionalidade da administração; projetos e programas especiais; Programa de Evangelismo e Mordomia (PEM), Movimento “Aquecendo Corações” e educação continuada; organizações auxiliares; produção editorial; planejamento, estatística e outras informações atinentes ao trabalho ministerial.

Introdução aos Catecismos de Lutero

Leitura, análise e aplicação dos textos dos Catecismos Menor e Maior de Martinho Lutero na perspectiva de introduzir os alunos na teologia luterana.

Introdução à Missiologia

Estudo da base bíblica para missão de Deus com suas implicações para a igreja hoje. Exame e avaliação do trabalho missionário desenvolvido pela Igreja Luterana no Brasil e no mundo. Atividade prática de pesquisa e documentação missionária.

Evangelização e Educação Cristã na Congregação

Esta disciplina designa-se a examinar fundamentos bíblicos e confessionais para a evangelização e educação cristã nas congregações luteranas. Atividades em sala de aula e no campo para desenvolver técnicas evangelísticas e de ensino, e sua aplicação à congregação local dentro da realidade brasileira.

Teologia e Prática da Mordomia

Objetiva auxiliar o aluno a entender a natureza bíblica da mordomia e a aplicá-la à vida da congregação por meio da pregação e estudos bíblicos. Uma análise de textos do Antigo e do Novo Testamento será feita bem como uma busca pela compreensão de termos e conceitos relacionados ao tema. Da mesma forma aspectos doutrinários serão examinados bem como uma análise de programas e métodos aplicados na IELB. A disciplina é ministrada por um grupo multidisciplinar.

Seminário em Teologia Contemporânea

Envolve abordagem de temas atuais e relevantes para a sociedade e igreja, estudados a partir de um enfoque bíblico-teológico.

Evangelismo Institucional

Visa oportunizar uma introdução e sensibilização para o trabalho evangelístico em instituições tais como escolas, hospitais, orfanatos, asilos, presídios, creches. Os alunos são incentivados a visitar instituições e coletar subsídios para um futuro trabalho em instituição semelhante. Missionários, capelães e evangelistas serão convidados a partilhar com os alunos em sala de aula sua teologia e experiência nessa área.

Formação e Pessoa do Missionário

Preocupa-se com a comunicação transcultural do evangelho. Abordagem de culturas e costumes bem como da antropologia missionária. A disciplina envolve aspectos da motivação, dificuldades, qualidades, ética, relação interpessoal. Pesquisa de campo em situação transcultural.

Entre em contato conosco

Avenida Getúlio Vargas, 4388, B. São João Batista, São Leopoldo, Rio Grande do Sul - 93022-422

Mantenedora

IELB logomarca
© Todos os direitos reservados - Seminário Concórdia, 2019.

Search