CursosETE - Educação Teológica por Extensão

DEFINIÇÃO DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA POR EXTENSÃO
A Educação Teológica por Extensão (ETE) baseia-se no princípio de que a pessoa pode aprofundar seus conhecimentos teológicos estudando ali onde se encontra, mediante orientação adequada. Para tanto são utilizadas técnicas de ensino-aprendizagem que levam o aluno a uma formação específica na qual, em vez do aluno ir à escola, a escola vai até o aluno. A pessoa ingressa num programa formal de educação, onde ela, respeitando suas próprias possibilidades de tempo e as do grupo, vai completando sua formação.

OBJETIVOS
Os objetivos gerais do Programa da ETE são:
1. aprimorar o conhecimento teológico das pessoas que o desejam, a fim de que sejam cristãos melhor aparelhados para o seu agir no mundo;
2. formar líderes auxiliares do Ministério Pastoral nas áreas de educação cristã e evangelismo (Diáconos em Educação Cristã e Evangelismo) conforme definidos no Regimento da IELB.

TEORIA E PRÁTICA
A ETE tem como pressuposto que teoria e prática devem andar juntas. Neste sentido, os alunos poderão aplicar constantemente em sua própria congregação os conhecimentos adquiridos. O apoio e a colaboração das congregações e pastores da IELB são muito importantes para que o programa alcance os objetivos a que se propõe.

PRÉ-REQUISITOS
O pré-requisito para candidatos ao programa básico é a conclusão dos estudos de ensino fundamental ou estar atuando na área de educação cristã ou evangelização na sua congregação.

ALUNOS
O programa foi preparado visando alunos membros de congregações da IELB. No entanto, candidatos não filiados a esta denominação cristã poderão participar do programa, segundo critérios e possibilidades da congregação da IELB local.

ESTUDOS
O aluno que matricular-se no programa da ETE deverá estudar por conta própria os conteúdos das diferentes disciplinas do curso nas quais está matriculado. Além disso, ele terá encontros regulares com um pastor da IELB, com o objetivo de dirimir dúvidas e debater os conteúdos estudados. Estes encontros poderão ser semanais, quinzenais, mensais ou períodos intensivos, de acordo com as disponibilidades locais. As tarefas de estudo serão prescritas pela escola, a qual também irá determinar os critérios de avaliação para cada disciplina. 

LOCAIS PARA A REALIZAÇÃO DO CURSO DA ETE
Todas as congregações da IELB poderão oferecer o curso da ETE. O pastor da congregação entra em contato com o coordenador nacional da ETE, o professor responsável do Seminário Concórdia, e solicita a inscrição, no programa, dos alunos interessados. O pastor desta congregação será o monitor da ETE, mas pode desenvolver o trabalho com o distrito, solicitando ajuda dos colegas pastores.

CUSTOS

Para cada matrícula de um módulo, o Seminário Concórdia recebe uma oferta por aluno matriculado. A sugestão é de 10% do salário mínimo por módulo. Portanto, após a conclusão de todo o curso, o aluno terá investido 60% de um salário mínimo.

CRÉDITOS
A ETE funciona pelo sistema de créditos. Cada crédito corresponde a 18 horas-aula. Ao todo são 33 créditos.

DURAÇÃO
O curso poderá ser completado em três anos, caso o aluno ou grupo de alunos possa concluir um módulo a cada semestre. O tempo de duração varia de acordo com a disponibilidade de tempo que cada aluno ou o grupo reserva para seus estudos.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

O estágio supervisionado é realizado junto a congregações ou instituições da igreja à qual o aluno está filiado e supervisionado pelo pastor local.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO
A avaliação dos alunos obedecerá a uma escala de notas que vai de zero (0) a dez (10). A nota mínima para aprovação sete (7,0). O pastor monitor local da ETE, (com seus colegas, se for o caso) aplica e corrige as provas enviadas pelo Seminário e envia apenas as notas para a
secretaria do Seminário ao final de cada módulo. Depois os alunos são matriculados no módulo seguinte. 

Entre em contato conosco

Avenida Getúlio Vargas, 4388, B. São João Batista, São Leopoldo, Rio Grande do Sul - 93022-422

Mantenedora

IELB logomarca
© Todos os direitos reservados - Seminário Concórdia.

Search